quinta-feira, 4 de junho de 2009

Última chamada para o vôo....



10 dias em 1 lugar ou 1 dia em 10 lugares?

Bom agora você já deve ter escolhido o lugar e o período, por exemplo: Austrália, Julho, 30 dias. Agora sua próxima decisão é o roteiro. Aqui é bom desmentir algumas “lendas mochileira”:
  1. Não adianta querer ver tudo em duas horas e correr para outra cidade. Você vai acabar não vendo nada e passando mais tempo na estrada
  2. Não existe mais aquele mochilão “gone with the wind” que eu vou para qualquer lugar quando decidir e não preciso ter nada planejado. A alta temporada é lotada, você dificilmente vai conseguir um lugar para dormir, por exemplo, no Rio de Janeiro durante o Reveillon. No entanto você pode usar alguns truques (como reservar o albergue no primeiro dia e no último dia e passear pelas cidades ao redor neste meio).
  3. Não adianta ficar todo tempo em um lugar só (a não ser que você queira viver como os locais). O local só vale a pena enquanto você ainda se surpreender com ele. Quando já se tornou rotina, está na hora de mudar!
  4. Dormir em trem e passar a noite em aeroportos. Parece uma boa idéia no papel (até por que você economiza o valor do quarto), mas não é tão bom assim. Você além de estar no espírito precisa saber que o dia seguinte vai ser bem mais difícil e cansativo. Tem que valer muito a pena financeiramente!
Com isso em mente já dá para pensar no roteiro. Não é bom nem passar 10 dias em um lugar e nem 1 dia em cada lugar. O melhor, como sempre é equilibrar!. Algumas cidades pedem mais dias (poucas pedem mais que 5 hein), mas em geral é possível conhecer as principais atrações da cidade e ainda dar uma escapadinha para a vida nativa em 4 dias...Em cidades como Tóquio, isto é suficiente, em cidades como Munique isto é muito e em cidades como Londres é pouco. Portanto a minha sugestão é: descubra o que você quer fazer e veja quanto tempo isso vai levar. Neste ponto procure pessoas que já foram para lá e pergunte quanto tempo ficaram e se acharam que foi uma boa pedida. Mas lembre-se a experiência é individual, ou seja, se você conversou com alguém que não suporta museu ele deve ter passado 20 minutos no Museu do Miro em Barcelona, mas se você é fã do Miro, prepare-se para passar o dia inteiro!

Dicas Gerais
  1. Tudo o que você for fazer some o preço da passagem, ou seja, você decide ir para o hotel dormir por que brigou com o seu amigo de mochilão, bom esta soneca via te custar o preço da passagem! Você está pagando para dormir emburrado!
  2. Sempre existe uma alternativa para aquilo que parece impossível. Por exemplo, Grécia e Croácia não matem relações diplomáticas , ou seja, para ir de um lugar para o outro é praticamente impossível. Bom qual a solução: encontrei uma passagem barata para Roma e uma mais barata ainda para Grécia...ou seja, de lambuja ainda é possível passar o final de semana na Itália
  3. Utilize ao máximo a internet. Para pesquisar, para checar preços, para comprar. Até hoje eu nunca tive problemas em comprar nada pela internet. Passagens, albergues, passeios....
  4. Não sei quantos de vocês conhecem este termo, mas é assim que os israelenses chamam as “ondas” de mochileiros que percorrem a América Latina, ou seja, os fluxos mais comuns. Em todos os continentes existem waves. Se você quer conhecer pessoas diferentes durante a viagem: misture rotas e você vai se surpreender!
O próximo post eu vou escrever sobre o continente que vocês quiserem , então é só votar e aguardar!

Beijos e se precisarem de ajuda é só falar!

Andrea

3 comentários:

Unknown disse...

Caribe!!

Aline disse...

Eu também voto pelo Caribe

Natalia disse...

itaaaaaaaaaaalia