quarta-feira, 10 de junho de 2009

O spray do amor


Tem dias que você acorda e definitivamente adoraria que certos sentimentos fossem tão controlavéis quanto a televisão, com um dispositivo de on e off. Perfeito seria se ao encontrar com o amor fosse possivel evitar qualquer briga usando um simples - na verdade muito complexo- spray. Dizem por ai que esse spray já existe!

Na verdade é um remédio usado para estimular a amamentação, que como reação adversa também serve para reduzir conflitos entre casais. Gostou?Os ilustres pesquisadores que descobriram tal elixir são das Universidades de Zurique, na Suíça, e Emory, nos Estados Unidos. Entenda mais sobre o tal spray, clique no Leia mais.
É um simples remedinho capaz de diminuir a intensidade das brigas entre casais. Trata-se de um spray nasal contendo ocitocina, um hormônio conhecido pela ciência por efeitos diversos sobre o corpo e comportamento humano. Fisiologicamente falando ele é o responsável pelo estímulo à ejeção do leite materno após o parto. E no sentido comportamental, a substância está associada ao fortalecimento de vínculo entre mães e filhos e entre amigos. Falando assim da até vontade de levar alguns sprays desse para algumas reuniões, não é?

Depois de concluir experiencias, que serão publicados na revista Biological Psychiatry, as conclusões dos cientistas constataram o benefício para as relações. Foram selecionados 47 casais e os propuseram que conversassem sobre assuntos polêmicos para o casal, seja finanças ou educação dos filhos. Mas antes de tudo começar 24 casais borrifaram cinco vezes um spray nasal contendo ocitocina (disponível no mercado e indicado para facilitar a liberação do leite materno). Os outros 23 inalaram placebo. O sucesso foi com os que usaram o spray, o índice de animosidade foi bem menor. A conversa foi mais tranquila e tolerante, o casal se mostrou mais aberto a ouvir o outro e entender os argumentos do parceiro, sem contar que reduziram as críticas e xingamentos.

Os pesquisadores relatam acreditar que a tal ocitocina reduz a ansiedade. O que promove a diminuição do impulso de brigar antes de conversar. Além de tudo o hormônio também tem outro impacto, ele desarma os processos cerebrais associados à agressividade.

Já está querendo sair correndo para comprar e fazer seu estoque? Calma lá! antes de tudo lembre-se que fizeram foi apenas uma experiência, ainda não se sabe que efeitos colaterais podem ocorrer com o uso contínuo da ocitocina. Mas a pesquisa não parou! Vamos torcer para que de certo!

0 comentários: