quinta-feira, 14 de maio de 2009

TrainewsTrip - Especial Férias!

Africa é um destino imperdível para todos aqueles que consideram uma viagem fora do padrão. O clima é bem parecido com o Brasil. Faz sol, as vezes um calor muito forte, mas venta bastante, principalmente a noite. A diferença é que no verão africano não chove, a temporada de chuvas é no inverno. O país é muito bonito, muito mesmo. As praias são sensacionais, coisa de cinema. O pôr do sol de uma delas, chamada Camps Bay, é simplesmente estonteante.



Na foto do pôr-do-sol eu estava em um café chamado PROMENADE que fica de frente para a praia. Detalhe, o sol se põe às 19:30 (no mar!) e os Bares de Camps Bay cobram somente metade do preço pelas bebidas entre às 16:00 e 19:00. O único problema das praias é a temperatura da água, em torno de 7ºC. Nos dias mais quentes ela chega a 12ºC.

A comida é bem temperada, eles usam muita pimenta preta e também muito molho curry e barbecue. Come-se muito bem. Sempre tem arroz, salada com pepino, água com limão e uma carne. Um dos restaurantes mais famosos é o Mama África, em uma rua chamada Long Street. Peça um prato de Ostrich (Avestruz), carne macia e muito saborosa. Se você for vegetariano... so sorry!

O país esta em construção para a Copa do Mundo, tem muitos guindastes na cidade. A principal é a do Estádio de Cape Town. Você pode vê-lo todas as vezes que for do centro para as praias de Camps Bay e Clifton.


Um dos melhores lugares para ficar é a Residência Estudantil Winstonia. O preço, com meia pensão, sai mais barato que um Backpacker comum, com alguns luxos ainda. Essa residência fica em Sea Point, meio caminho entre o centro e as praias e também um dos lugares mais seguros da cidade.

O sistema de telefonia é muito avançado, com 25 dólares (250 Rands) você compra um aparelho pré-pago (simplezinho né). O custo do minuto no pré-pago é de aproximadamente 0,68 Rands entre celulares (isso é menos de 0,07 dólares por minuto!).

Agora, não dá pra ficar somente em Cape Town e achar que você conheceu o melhor da África do Sul. Durante quatro dias fiz uma viagem com um grupo de amigos pela costa Sul da África, conhecida como Garden Route, que passa por diversos lugares maravilhosos. A primeira parada foi no Cabo das Agulhas (divisão entre o Atlântico e o Indico). A cidade tem um Backpacker fenomenal, com piscina e tudo. Na verdade não há mais nada para se fazer na cidade além de ver a divisão entre os oceanos, mas só isso já vale a parada.



O destino final é uma praia chamada Jeffrey’s Bay, chamada de “Meca dos Surfistas”.
Bem, no meio do caminho existe um Bungee Jump de 216 m o salto, na Bloukrans River Bridge, uma ponte a 40km ao leste de Plettenberg Bay. É muito alto, mas creiam irmãos:

EU PULEI!!!!!!



Uma vez eu prometi pra mim mesmo que nunca faria uma loucura dessas, mas quando você chega no local do salto, a atmosfera de emoção toma de conta de você. De um bar você vê as pessoas ao longe na ponte pulando. Também vê no televisor a imagem do que está acontecendo naquele momento. Acreditem, é imperdível.
Eu não sou nada leve, então o salto ficou ainda mais legal porque a corda volta mais e a emoção dura mais tempo.

Chegamos em Jeffrey's Bay e dormimos em um Backpacker chamado Island Vibe. É o mais famoso da cidade e, como é uma cidade pequena, é o point noturno também. A vibe de surf toma conta de todos ao som do melhor do Surf Music. Você pode jogar sinuca e pebolim de graça ou simplesmente sentar e conversar com pessoas de dezenas de nacionalidades diferentes. Conheci gente da Suécia, Alemanha, Canadá, Brasil (pra variar...), África do Sul e outros. Pela manhã fomos a uma loja de fábrica da Billabong (bonés por 25 reais, bolsas por 30 reais, camisetas por 20 reais...), um dos pontos de parada obrigatórios da cidade, a tarde fomos a praia, onde descobri que o oceano Índico é quase tão frio quanto o Atlântico e a noite partirmos para Plettenburg Bay.

Quando chegamos no próximo Backpacker, um pequeno problema... Viktor, um amigo russo, tranca o carro com a chave dentro, e o carro era um Volvo S60, nada fácil de abrir. Nenhum chaveiro quis tentar abrir o carro e a locadora recomendou quebrar o vidro (o que sairia uma nota preta na devolução do carro). Pois bem, achamos um mendigo-trombadinha, louco para ganhar algum dinheiro e por 10 dólares (100 Rands) o abençoado abriu o carro sem quebrar nada!!!

No dia seguinte fomos a um mini-safari próximo à cidade. São tantos detalhes que valeria um post a parte. Resumindo vimos Leões, Rinocerontes, Búfalos, o nariz de um hipopótamo, crocodilos filhotes, zebras, girafas, veados, Springboks (animal símbolo da África do Sul) e muitos pássaros.

O último Backpacker foi muito interessante. Um trem estacionado em uma praia na cidade de Mossel Bay. Antes disso passamos por outra cidade bastante interessante chamada Knysna e almoçamos em um restaurante maravilhoso. Para se ter idéia as mesas ficam ao ar livre em um Jardim, totalmente longe de qualquer barulho urbano.

Ao todo rodamos 1700 km, entre ir e vir, tudo isso em 4 dias intensamente maravilhosos.

Voltando para Cape Town, você tem passeios imperdíveis na cidade também. A Robben Island, ex-prisão do Nelson Mandela é um passeio emocionante. O guia é um ex-prisioneiro que lutou contra o Apartheid, quando ele começa a falar você vê alguém que entregou sua vida por uma causa.

Table Mountain e Lion’s Head são duas montanhas que todo visitante precisa conhecer. A vista é sensacional, o ar é puríssimo (aliás, na cidade toda) e você se sente a um passo do céu (literalmente, se você cair de lá).

Viajar é mais do que conhecer lugares, é se entregar a novas emoções e novas experiências. South Africa is waiting for you guys!



por Daniel C.

9 comentários:

Gabriel Martins disse...

Muito legal seu post!!! Vc leva jeito cara, deveria fazer mais post!!!
Por 5 min me imaginei lá e voltei!!huahuahau
Se tudo der certo ano que vem eu vou pra lá e conto como foi a copa. Seguramente vou precisar das suas dicas. Fico feliz que vc tenha vivido tantas coisas legais!!!
Eu sou cagão e não saltaria desse bungee jump, mas achei do caralho vc ter pulado. Quem sabe eu não tomo coragem quando for pra lá também hein??
Bem Daniel, espero que vc faça muito mais viagens como essas. Viajar é uma das melhores coisas do mundooooooo!!!
Abraço

Mastrocolla disse...

muiiito legal cara... parabéns...

Gi disse...

Nossa, fiquei sem palavras... que bom que a viagem foi TUDO isso..
quero férias tbbbbbb
muitos beijinhos
Gi

Unknown disse...

Muito foda!!

Aline disse...

Dani,
Adorei seu post e fiquei com vontade de ir para a África do Sul... e ainda quero ver mais as fotos que vc tirou!!!
Bjs

Rafael disse...

Maravilha maninho, bom que vc curtiu muito!! Depois ensina a do mendigo pra gente!! Show!!

Unknown disse...

Que delícia!! Tô doida pr resolver minhas férias e fazer um post tb!!!

Unknown disse...

Dani ... ADOREIIII !
Ficou muito legal seu post ... sem dúvida deve ter sido uma viagm inesquecível !!

Bruno F disse...

Demais essa viagem!!!
curti mto ver um post seu aki Dani!