quinta-feira, 14 de maio de 2009

Brasil é uma superpotência regional ?


Mesmo diante dos continuos ataques da imprensa brasileira, Lula tem obtido destaque internacional. Após várias entrevistas na Europa, chegou a vez da terra do Tio Sam. Foi publicado uma matéria na Newsweek com a chamada:

"The Crafty Superpower
By turns charming and cagey, cool to America and close to Obama, Lula is building a unique regional giant."

A matéria exclusiva com o presidente Lula foi realizada após o encontro com o presidente Barack Obama, na Casa Branca. O jornalista que o entrevistou foi o Fareed Zackaria, que também trabalha para a CNN e, portanto, a entrevista também foi exibida pela emissora.
No ano passado a Newsweek publicou uma matéria em que listava alguns países que o mundo deveria ficar de olho em 2009. O Brasil era um deles!
A prestigiada revista semanal dos E.U.A, volta com uma reportagem sobre o Brasil e o chama de superpotência regional.

Leia mais e veja alguns trechos da reportagem.

Colaboração: Igor, que nos antenou para o tema.

"O Brasil vem se transformando na última década em uma potência regional única, ao se tornar uma sólida democracia de livre mercado, uma rara ilha de estabilidade em uma região conturbada e governada pelo Estado de direito ao invés dos caprichos dos autocratas."

"Contando com a cobertura da proteção de segurança americana, e um hemisfério sem nenhum inimigo crível, o Brasil tem ficado livre para utilizar sua vasta vantagem econômica de seu tamanho dentro da América do Sul para auxiliar, influenciar ou cooptar vizinhos, ao mesmo tempo conseguindo conter seu rival regional problemático, a Venezuela", afirma o artigo.Segundo a revista, o nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva "preside uma superpotência astuta como nenhum outro gigante emergente".

A Newsweek evidencia que enquanto outros países emergentes e mesmo os Estados Unidos contam com seu poderio militar como forma de afirmação, o Brasil "expressou suas ambições internacionais sem agitar um sabre".A revista observa que quando há algum conflito na região, o Brasil envia "diplomatas e advogados para as zonas quentes ao invés de flotilhas ou tanques". O artigo também comenta que o Brasil tem se tornado uma voz mais assertiva para os países emergentes nos temas internacionais, contestando por exemplo os subsídios agrícolas dos países ricos."Nenhum governo foi tão determinado como o de Lula em estender o alcance internacional do Brasil. Apesar de ter começado sua carreira política na esquerda, Lula surpreendeu os investidores nacionais e estrangeiros ao preservar as políticas neo-liberiais, para a frustração dos militantes de seu Partido dos Trabalhadores. Para a esquerda, ele ofereceu uma política externa vitaminada", diz a Newsweek .

Fontes:
http://www.newsweek.com/id/194604
http://ueriquecarlini.blogspot.com/2009/04/newsweek-diz-que-o-brasil-e-uma.html

2 comentários:

Gabriel Martins disse...

Acho que o Lula ainda vai ter um cargo num orgão como a ONU. A publicidade feita em cima do seu governo é excelente, isso não quer dizer que seja condizente com suas práticas, mas é concerteza um grande ponto. Tanto que o PSDB está fazendo isso com o Serra em SP. Eu não aguento mais ouvir ou ver comercial falando das obras do rodoanel ou a expansão do metro.
Tirando a safadeza de um prostibulo que se é evidenciada nos três poderes e que o governo é extremamente conivente, eu acho que o governo está tendo boas atuações no social e ecônomico.
A forma vasilina do posicionamento do Brasil em questões de políticas internacional é um fato que ajuda esse reconhecimento do Lula pela revista. Só não sei se contenta os brasileiros. Coisas do tipo, vamos acitar a Venzuela no Mercosul ainda não me descem.
Na verdade eu acho que o Brasil está evoluindo democraticamente, socialmente, está desenvolvendo cada vez mais sua economia, desde a gestão do Fernando Henrique. O que falta é o Brasil acordar politicamente, nosso senado, câmaras e assembléias não podem emperrar a evolução do nosso país. Precisamos de Homens e Mulheres que realmente pensem na evolução da nossa nação e não de prostitutos e prostitutas que escandalizam nossa política e são ávidos por chegar ou se manter no poder.
Acho que já deu, ufa!

Aline disse...

Gabriel,
As prostitutas querendo ou não estão trabalhando... afinal o corpo é delas. O que esses caras fazem no congresso é roubalheira mesmo... crime tão escandoloso quanto qualquer chacina do Rio ou de SP!!!