sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O fim do Zapping?



Não tem jeito, o zapping – conhecido como “o mal do controle remoto” é o maior inimigo de toda a publicidade televisiva. Mas cada vez mais as empresas tentam superar esse obstáculo, um exemplo bem bacana é o que faz o CQC, inserindo vinhetas curtas com os apresentadores do programa antes de cada matéria, o que nos força a assistir a propaganda. Mesmo assim, o programa possui seus comerciais convencionais, deixando-os suscetíveis à troca de canais no momento do break.

Nos EUA, as empresas que patrocinam as grandes séries passam por mais ameaças ainda, sabemos como é fácil assistir a um episódio de Smallville ou Grey’s Anatomy na internet, via torrent, I-Tunes ou comprando o box posteriormente, tudo sem as propagandas.

O que as empresas por lá estão fazendo é participando efetivamente das séries, aplicando o conceito de branded entertainment (onde a marca está inserida em um monento de diversão mesmo, filmes, games, eventos, etc.) com aparições significativas de seus produtos dentro de um contexto, dando senso de realidade.
Foi o que a Nissas fez com Heroes (lembram-se do carrão da Claire?), a Phillips fez com o programa “60 segundos” da CBS e agora a Fox e a Paramount vão fazer com a nova série Fringe, que estrea essa semana nos EUA. A Fox está chamando a estratégia de “Remote-free TV”, e consiste em inserir as marcas dentro da série, com inserções 40% mais caras que as convencionais e cortar pela metade o intervalo comercial. Cada break terá no mmáximo dois comerciais. Mas fica a pergunta, será que a solução é essa? Evoluir e matar os comerciais convencionais, ao invés de manter um bom senso onde eles continuem a existir de forma interessante e inteligente, buscando o aprecio dos telespectadores?



A série Fringe é a nova criação do criador de Lost e dos produtores de transformes, e é claro que a gente vai se viciar nela também, basta saber se iremos apreciar apenas as marcas dentro do show, ou nos dois comerciais convencionais também...

Segue o link do site da série: http://www.fox.com/fringe/

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