quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Esse sim, nem parece banco...

Olhe as fotos abaixo e tente adivinhar que negócio elas mostram:



Se você chutou que é uma agência bancária, acertou! É uma agência do Umpqua Bank (www.umpquabank.com).

Em 1994, um executivo chamado Ray Davis assumiu o banco South Umpqua Bank, com sede no estado do Oregon, EUA. Ele condiziu uma verdadeira revolução e criou um banco totalmente de vanguarda. Ele até mandou os funcionários se hospedarem no hotel Ritz-Carlton para que eles aprendessem sobre atendimento de ponta, e contratou um escritório de design para repensar as agências.

Depois de conduzir várias pesquisas de campo, descobriram que os clientes viam as agências do banco como um “café decadente” (!!), e que o que eles queriam era ter uma experiência mais humana, pois eram desconfiados de serviços financeiros; queriam é se sentir valorizados e respeitados. A agência desenvolvida é cheia de espaços abertos, fluidos e orgânicos, e principalmente agradáveis de ficar. Além disso o banco se envolve muito com a comunidade, oferecendo o espaço para músicos locais, por exemplo:



Eles também inovam na comunicação e na linguagem, tudo para passar a sua forma super humana de trabalhar. Veja essa campanha do ano passado, que visava atrair pequenas empresas com uma idéia muito simples: oferece às crianças até 13 anos um kit-barraquinha e um capital inicial de $10 (que elas não precisam devolver), mostrando que o banco apóia iniciativas de pequenos empreendedores.

3 comentários:

Anônimo disse...

Para quem se interessar há outros bancos assim:

1- O Banco ING - é um banco que associa sua imagem aos esportes tem vários produtos esportivos aliados a marca e as agências parecem com cyber-cafes.

2 - o Deutsch Bank - tem uma agência do futuro, chamada Q10. Nessa agência, eles procuram dar para o cliente uma experiência de compra, por isso, a agência mais parece uma loja de shopping.

Unknown disse...

Achei animal a idéia da barraquinha... Van guarda total

Unknown disse...

O lance de "criar clientes" é muito loco, fazer as crianças terem contato com a marca em um contexto que os pais aprovam, alguns anos depois e elas serão mega consumidores!! Lembro muito do pão de açucar kids, que era mó legal!!