quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Lorem Impsum


Você já deve ter se perguntado várias vezes quem foi o maluco que escreveu aquelas frases com palavras sem sentido nos modelinhos de power point do banco não é? Você pensou até que era latim né? Aquilo é o Lorem Ipsum! E sim, é latim! Mas na verdade aquilo não significa coisa nenhuma... Calma, é assim: É uma ferramenta usada por designers gráficos e editores para demonstrar os lay-outs e tipografias sem prender o visualisador ao texto, mas sim ao aspecto visual.

E não é um bando de palavra em latim de qualquer maneira não! Ele simula um texto real, por possuir palavras de diversos tamanhos e sinais de pontuação, permitindo testar também a forma como o texto flui nas caixas e campos de formatação. E sua origem tem mais de 2000 anos, em uma peça clássica da literatura latina de 45 A.C.! Indo a fundo nas citações da literatura clássica, pesquisadores descobriram que o Lorem Ipsum vem das seções 1.10.32 e 1.10.33 do "de Finibus Bonorum et Malorum" (Os Extremos do Bem e do Mal) escrito por Cícero em 45 A.C. Este livro trata da teoria de ética, muito popular durante a Renascença.

Abra um template do banco e veja ali a primeira linha da seção 1.10.32:
"Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Etiam eget ligula eu lectus lobortis condimentum. Aliquam nonummy auctor massa. Pellentesque habitant morbi tristique senectus et netus et malesuada fames ac turpis egestas. Nulla at risus. Quisque purus magna, auctor et, sagittis ac, posuere eu, lectus. Nam mattis, felis ut adipiscing."

E se você também acho tudo isso muito legal e quer utilizar o Lorem Ipsum, clique aqui no site oficial e já adicione em seus favoritos! Nele você pode criar conteúdos em limpsum desde pequenas frases, parágrafos até páginas inteiras!

1 comentários:

Anônimo disse...

Que legal, nunca soube que essas palavrinhas realmente significavam alguma coisa... vcs não têm a tradução desse textinho do Lorem ipsum?