segunda-feira, 16 de março de 2009

Arte na rua

Ainda confundidos com pichações, os grafites há muito deixaram o submundo para serem admirados e valorizados como obras de arte que são. O exemplo mais famoso disso provavelmente foi Basquiat, grafiteiro norte-americano (que virou até filme) e amigo de Andy Warhol que fez das paredes de Nova York a sua tela
Os nossos olhos sempre apressados podem nem se dar conta, mas as ruas de São Paulo estão cheios de obras de arte soltas pelas paredes da cidade.
Em frente ao prédio do Banco Real, na Brigadeiro, está um grafite daquela que é a dupla de grafiteiros mais conhecida no Brasil: osgemeos. Desça mais alguns metros na avenida e veja mais algumas obras, de outros autores, nas colunas do viaduto Armandinho do Bixiga.
Paulistanos, osgemeos têm obras de estilo inconfundível espalhadas pela cidade, principalmente na região central e no Cambuci. Recentemente, em parceria com outros grafiteiros, fizeram um mural enorme no final da Radial Leste, bem no centro de SP.

Outros dois lugares muitíssimo interessantes para se conhecer são o beco do batman, na Vila Madalena  e o buraco no cruzamento da Paulista com a Consolação.

0 comentários: