terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Mr. President Barak HUSSEIN Obama

Hoje com certeza entra pra história e esse momento não poderia passar batido.

Além de Mr. Barak Hussein Obama ser o primeiro presidente negro da história dos EUA após apenas 50 anos de segregação racial, onde brancos e negros não frequentavam mesmos ambientes, ele é o primeiro presidente dos Estados Unidos filho de pais estrangeiros. E o mais fantástico, tanto seu pai, quanto sua mãe foram doutores.

O que parecia inusitado aconteceu no ano de 2009, ao contrário do livro da década de 20 "O Presidente Negro", de Monteiro Lobato, que projetava que no ano de 2.228 seria eleito um presidente negro.



Sim, caro trainee, hoje, dia 20 de janeiro de 2009 às 13h (horário de Brasília) você será uma testemunha viva de um fato que seria o fim dos tempos do ponto de vista de um membro das elites brancas da sociedade latino-americana ou européia do fim século XIX.

E, lá chegou ele, um negro membro da elite intelectual que se tornou presidente da maior economia do mundo. Com certeza é a maior expectativa projetada em um ser humano em centenas de ano. Todos esperam que ele tenha a receita ou o mapa certo do alinhamento do mundo.
Isso é muito curioso: não só americanos o anseiam, mas o mundo. Todos querem um remédio para a crise ou uma benção para o fim das guerras na África e no Oriente Médio.

Talvez ele seja o ser humano com o maior desafio e menos tolerância ao erro no nosso mundo contemporâneo.


Por Gabriel Martins.

1 comentários:

Unknown disse...

Acho que o Obama represneta não somente os negros, mas o ser humano global como um todo, cheio de decendências, mistura de cultura e povos mesmo, é o maior fruto da globalização, mas não a globalização liderada por uma potência, mas liderada e movida por todos. Foi essa a estratégia da Obama Mania, que fez o mundo pedir mudança e colocar o Super Obama onde está. Hoje o mundo dá as mãos, até quando não sei, veremos até quando.