quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A internet está deixando você burro?

Que a internet trouxe imensos benefícios pra nossa vida, isso todo mundo sabe. Mas será que tudo são só flores? Fora os problemas que já conhecemos - exposição de informações pessoais, por exemplo - cientistas estão descobrindo que a vida conectada também tem seus efeitos sobre o cérebro!



Você já percebeu como a leitura na internet é mais distraída que o normal? Navegar com diversas janelas abertas e passando o olho em tudo, se distrair com links no meio do caminho, falar no msn, checar o facebook... Acaba resultando em não lembrar de muita coisa, não é mesmo? E a ansiedade por checar os emails toda hora? Tira totalmente o foco do que se está fazendo!

Até o Google está nessa! Treinando as pessoas a buscar a resposta rápido no lugar de refletir sobre o problema e tentar resolver - ou seja, tirando de nós uma parte da inteligência, o pensamento crítico. E a multitarefa traz mais dificuldade em filtrar informação e reter o que é importante, além de reter pouco - e isso acontece com todos nós quando deixamos de lado o trabalho para falar no msn, não é mesmo?

Claro que tudo isso também tem coisas boas, por exemplo o surgimento de um outro tipo de inteligência, a colaborativa, e uma nova forma de lidar com a memória, afinal você não precisa lembrar de tudo sempre, é só ter o google por perto! E é possível argumentar também que hoje em dia é mais importante exatamente saber processar informação bem rápido, em vez de saber tudo. Enfim, quem sabe o que vem por aí? Um novo tipo de cérebro talvez???

(o título foi tirado da capa da revista Galileu de agosto, que inspirou este post)

0 comentários: