quinta-feira, 2 de julho de 2009

Entertain Me 2 em 1


Richard Dawkins é um autor polêmico. Zoólogo, evolucionista e etólogo (que estuda o comportamente animal), este africano professor de Oxford já fez inimigos entre os principais representantes religiosos com seu discurso fanaticamente ateu (sim, uma contradição).

Com bom conhecimento cinetífico, um senso de ironia afiado e uma interessante linha de raciocínio, em seu livro "Deus um Delírio" ele traz, do começo ao fim, argumentos para não acreditar em Deus.

Independente de concordar ou não com seu discurso, é um livro que incita a reflexão e do qual você pode sair mais ou menos religioso (a intenção declara de Dawkins é propagar o ateísmo, mas acredito que pode ter o efeito contrário naqueles muito convictos de sua fé).

De qualquer forma, assim como é preciso entender as crenças de um partido político para ser contrário a ele e ter mais argumentos para discutir, acredito que é uma leitura intrigante para religiosos, para ateus e para os que oscilam entre os dois lados.

"A grande história da evolução", de 2005 mas que só agora ganha uma versão em português, diferentemente do anterior, parece ser menos polêmico. Ou não, já que a polêmica entre a teoria criacionista e evolucionista será eterna. O livro leva o leitor para a origem da vida (há 4 bilhões de anos) e narra todos os pontos principais e os grandes mistérios da evolução das espécies, como os porquês de sermos desse jeito e quais caminhos a evolução tomou para chegarmos nesse ponto.

Nesse longo percurso histórico o autor (que estará na FLIP esse ano) mostra a amplitude da ciência, com boas sacadas. De embasamento Darwinista, com certeza uma boa opção para nossos biólogos, historiadores e curiosos de plantão.
Aline e Júlia

0 comentários: