quarta-feira, 15 de abril de 2009

Esportrainews #3

Você já ouviu falar em Críquete??

Aqui no Brasil temos um jogo parecido, o famoso Taco ou Bete (depende de lugar do Brasil você é). O Taco é praticado nas ruas, praias e campinhos pela criançada!
Tem gente que leva a sério essa brincadeira e pratica o Críquete.

Se você nunca ouviu falar desse esporte não se preocupe, ele não é tão famoso nas terras tupiniquins. No entanto em países com Inglaterra, Paquistão e Índia as pessoas conhecem e lotam estádios para ver esse jogo pouco conheciso entre nós.



O Críquete é um jogo que foi criado nas área rurais da Inglaterra e foi adotado pela nobreza em meados do século XVII. A grosso modo são onze de cada lado que arremessam uma bola dura com o objetivo de derrubar a "casinha" do adversário, que por sua vez a protege com suas rebatidas.



Abaixo, estão detalhadas as regras e peculiaridades da modalidade:

Objetivo do jogo
O Críquete é um esporte que se diferencia dos demais por ter 2 objetivos:
1. Eliminar os 10 wickets adversários
2. Conseguir o maior número de corridas
O primeiro objetivo é o principal, caso o time "perca" todos os seus 10 wickets (all out) o jogo acaba automaticamente, dando a vitória ao adversário. O segundo objetivo é focado caso não consiga se atingir o primeiro, onde ao final de todos os overs leva-se em conta apenas a quantidade de corridas ganhas.

Resumo do jogo
O críquete é um esporte de taco e bola. O objetivo do jogo é marcar mais "corridas" (runs) do que o time opositor. A partida (match) é dividido em "entradas" - innings (em inglês, sempre usado com o "s" no final quando se referir aos crickets) durante o qual, um time rebate (bats) e o outro arremessa (bowls).


Se, em partidas de duas entradas (innings), o primeiro time que rebater for derrotado na segunda entrada e o somatório dos pontos da primeira e da segunda entrada for menor que os pontos somados somente da primeira entrada do time oponente (o que acontece muito raramente), a partida é concluida e a vitória do outro time é anunciada como "um entrada e x corridas" (an innings and x runs), onde x é a diferença de pontos entre os times. Se o time que rebate por último é derrotado com o mesmo número de pontos do opositor, eles tem uma corrida curta para marcar (algo extremamente raro) para desempatar a partida.

Se a partida tiver apenas um turno por time, com um determinado número de jogadas, e a partida é temporariamente interrompida pelo clima, então uma complexa fórmula matemática conhecida como Método Duckworth-Lewis é geralmente usada para re-calcular uma nova tabela de pontos. Uma "partida de-um-dia" (one-day match) pode ser declarada "sem-resultado" (No-Result) se o número de overs - (conjunto de seis arremessos válidos por um arremessador) por time for menor que o acordado anteriormente. Isto pode ocorrer se sucessivas interrupções tornarem o recomeço impossível, por exemplo um período de mal tempo prolongado ou quando o público estiver tumultuado.

Estrutura do jogo
Entradas
Uma entrada (innings) no Críquete consiste no turno em que cada equipe usa para defender (arremesso) ou atacar (rebater), cada entrada no Críquete pode ter várias quantidades de overs.

Overs
Um over no Críquete consiste em uma série de 6 arremessos válidos feita por apenas um jogador, dependendo das leis do jogo costuma-se ter entre 10 e 50 overs por entrada.


Jogadores e Juízes
Jogadores
Cada time consiste em 11 jogadores. Dependendo das suas habilidades primárias, um jogador pode ser classificado como um batsman ou bowler especialistas. Um time balanceado costuma ter 5 ou 6 batsmen especialistas e 4 ou 5 bowlers especialistas. Um jogador que é especialista nos dois tipos é conhecido como craque. Um jogador do time que está boleando, dos bowlers, toma a posição de wicket-keeper, que é a mais especializada posição no campo.

Juízes
A partida é presidida por dois juízes em campo. Um juiz ficará ao lado do wicket no final de onde a bola será arremesada e arbitrará a maioria das decisões. O outro ficará próximo da posição de campo chamada "leg-side", que oferece uma vista lateral do bastman, e assiste as decisões das quais ele tenha a melhor visão. Em algumas partidas profissionais, eles podem pedir a presença de um terceiro juiz fora do campo, que tenha assistência dos replays de tv.

Campo de jogo

Um wicket consiste em 3 estacas de madeira plantadas no chão, cobertos por 2 pedaços de madeira chamados bails.

Dimensões do pitch de cricket
O campo de críquete consiste em um grande campo gramado em formato oval. Não existem dimensões fixas, mas seu diâmetro geralmente varia entre 137m até 150m. Em alguns campos uma corda demarca o perímetro docampo chamado de boundary'.

O "pitch"
A maioria das ações tem lugar no centro do campo, em uma faixa retangular de barro batido ou grama baixinha chamada "pitch". O pitch mede 3,05m × 20.12m (10 × 66 pés).

Em cada extremidade do pitch 3 estacas de madeira chamados de "stumps" estão fincados ao chão. 2 pedacinhos de madeira, chamados de bails, são encaixados no topo dos stumps, ligando aos estumps vizinhos. Cada conjunto de 3 stumps e 2 bails é comunmente conhecido como wicket. Uma extremidade do pitch é designada a atividade de rebater ou batting, onde o batsman se posiciona, e a outra é designada a atividade de bolear, ou bowling, onde o boleador, ou bowler, arremessa. A área do campo ao lado da linha a qual o batsman segura seu taco (o lado da mão direita é chamado para o jogador destro, o esquerdo para o canhoto) é conhecido como off-side, o outro lado como leg-side ou on-side.

Linhas desenhadas ou pintadas no pitch são conhecidas como creases. Creases são usadas para demarcar a eliminação dos batsmen e para determinar quando um arremesso é válido.


 Sistema de pontuação

O sistema de pontuação do cricket envolve 2 fatores, o número de "corridas ganhas" (runs) e o número de "wickets perdidos" (ou simplesmente wickets). Essa é a pontuação básica mostrada nos jogos de cricket.
O número de "corridas ganhas" (runs) costuma-se ser a numeração mais importante já que a maioria dos jogos de cricket são decididos por essa por essa pontuação. O número de "wickets perdidos" (ou simplesmente wickets) mostra quantos wickets o time arremessador deve pegar para acabar com as entradas do time rebatedor.
A pontuação de um time de cricket é da forma "Número de corridas ganhas para o número de wickets perdidos", por exemplo:
Se um time ganhou 100 corridas e perdeu 3 wickets, mostra-se o placar 100/3 ou 100-3 (lê-se 100 para 3)
Se um time ganhou 200 corridas e perdeu todos os seus 10 wickets, mostra-se o placar 200 all out, nessas condições o jogo acaba

Em partidas com número limitado de "overs" o time que marcar mais "corridas (runs) vence.
Exemplos:



Organização Internacional


O Conselho Internacional de Críquete (ICC) é a instituição internacional responsável pela organização do esporte. Sua sede fica em Dubai e inclui representantes das dez nações Test-playing, assim como uma parcela representante dos membros não permamentes.

Cada nação tem uma organização interna que regula os jogos internamente. Esta organização também seleciona jogadores para o time nacional.

As nações são separadas em três tipos de associação dependendo do nível de estrutura para o críquete no país. No nível máximo estão os Membros permamentes. Elas estão qualificadas automaticamente para a Copa Mundial de matches. No nível intermediário estão os Membros associados. No nivel mais baixo estão os Membros afiliados. 

4 comentários:

Unknown disse...

Interessante... mas deve ser bem chato de jogar.. pior que isso só golfe. hehe

Unknown disse...

Eu sei que esse esporte tem muito fãs... Mas nada se compara a jogar taco ou bete na praia!!!!

Unknown disse...

Eu não sei pq meu nome esta sendo publicado como Mercado FInanceiro...bla bla bla
É o Gabriellllllllll

Trainews disse...

poxa

e a gente achando que era um novo usuário!