quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Religião e Riqueza estão relacionados?

Taí um assunto polêmico, mas muito interessante. Uma pesquisa feita em 2009 pelo instituto Gallup perguntou a pessoas de 100 países qual o grau de importância que a religião tem em suas vidas. Em seguida, plotou o percentual médio de cada país em um gráfico, cruzando com o PIB do país. O resultado foi o gráfico abaixo.

A primeira coisa que chama a atenção é a enorme concentração de países muito pobres e muito religiosos. Coincidência? Provavelmente não. Tá na cara que esse efeito remonta à Etica Protestante de Weber, que fala exatamente como o catolicismo não leva à prosperidade, e o protestantismo sim (resumindo beeeem o livro). Os Estados Unidos, razoavelmente religioso e rico, é protestante.

A parte de baixo do gráfico traz os países menos religiosos, e até que eles estão bem distribuídos com relação à riqueza. Mas olha só, os países do lado esquerdo, os mais pobres, são os ex-comunistas. Outra vez acho que não é coincidência; a baixa religiosidade foi construída pelo regime político mas não foi um movimento de mentalidade de vida como um todo. A salvação vem do governo, em vez de vir de Deus.

A essa altura já deve ter dado pra deduzir a teoria que esse gráfico parece trazer: religiões que propõe que a salvação será trazida de fora criam uma forma de pensar em que as pessoas são menos ativas com relação à própria vida e prosperidade. No limite, a religiosidade extrema até rejeita a riqueza.

Faz sentido e os dados parecem corroborar. É uma teoria que faz pensar....


via e via.

0 comentários: