sexta-feira, 29 de maio de 2009

Visões #6


A cada rotação que passa, mais trainees se expalham por Sampa... mas sempre há encontros na Paulista, seguidos de almoços ou cafés...Eis que em um desses almoços, Aline, Natalia e eu temos uma visão, engraçada, bizarra, sei lá qual melhor definição, mas era essa figura... um pastel utilizando o orelhão segurando um bichinho de pelúcia.
 
Sim, leitores, um pastel (alguém vestido de claro), já não é uma coisa trivial, junta o fato do pastel falar no telefone (orelhão, sim público) fica engraçado, e segurando um bicho de pelúcia!?  Pois é, bizzarices a parte, viva o pastel do chinês da feira...

por Fernanda Burin

Leia Mais…

Entertain me - Os Espanhóis

 

Admito que sou uma aficcionada por leitura. No quarto, na piscina, na praia e ultimamente (muito) no ônibus, sempre carrego um livrinho junto comigo. O último que me acompanhou nas viagens até o Largo 13 foi "Os Espanhóis".

O autor Josep M. Buades, doutor em História na Espanha e que hoje mora no Brasil, começa falando da Espanha desde antes da dominação romana, passa pelos períodos históricos mais importantes, pela dominação muçulmana, pelas diversas guerras, pela unificação do país e pelos famosos movimentos separatistas.

Tudo isso trazendo elementos fundamentais da história espanhola, como os pintores, escritores, políticos e empresas que ajudaram a criar a imagem que hoje possuímos do país. De leitura fácil e rápida, é muito esclacedor para quem quer entender um pouquinho mais dessa cultura.

Esse eu não tenho para emprestar, mas quem quiser pode comprar aqui.

por Júlia

Leia Mais…

Justiceiro e ... Eminen??!!

Você viu aqui no blog o sucesso que a banda desenhada do Homem-Aranha com o Obama na capa fez, agora é a vez do Verdadeiro Malandro Magrelo se meter com super-heróis.



Eminem (what? my name is... who? my name is...) terá uma história ao lado de Frank Castle, o Justiceiro, herói da categoria bad-ass-muther-fucker mais insano da Marvel, nada de poderes e valores éticos, o negócio ali é tiros e porrada! Ui!


Assim como o Sr. Presidente, Eminem também é fã declarado de quadrinhos, cabendo aqui algumas reflexões, o rapper anda meio sumido, será que ele volta com tudo depois desse lançamento? Será que as aparições de celebridades em quadrinhos é uma nova tendência? E quando é que chamarão os funcionários de bancos para curtir ao lado de seus heróis preferidos?

 Ficou curioso para ver no que vai dar? Confira o preview no site da marvel aqui.



Leia Mais…

quinta-feira, 28 de maio de 2009

O fim do mundo é em 2012!!


Você que é um ativista, preocupado com a sustentabilidade do nosso lindo planeta, trago noticias não muito boas. Você que não é um ativista e está realmente pouco ligando para esse papo de sustentabilidade, bem acho melhor rever seus conceitos.

Surgiu uma teoria que cruza o calendário maia com Nostradamus, Bíblia e até o I Ching para prever o Apocalipse. Exagero? Talvez, mas há quem realmente acredite, que no dia 21 de dezembro de 2012, um raro alinhamento do Sol com o centro da Via-Láctea dará início a uma série de eventos desastrosos.

São esperados terremotos, dilúvios, pragas e distúrbios eletromagnéticos que culminarão com o fim dos tempos. Não há como ignorar os sinais de que o fim se aproxima: crise econômica mundial, gripe suína, aquecimento global, alterações no ciclo solar, guerras e desigualdade. A teoria de que o fim se aproxima está se espalhando e correndo pela internet. Acredite você ou não os estudos chegaram a conclusão de que até 2012 o mundo irá, mas de lá não passará.

Será?


Hollywood emcampou a ideia e não perdeu tempo! Você viu aqui no blog a campanha de esquenta para a produção milionária que lançará em novembro uma película explorando do tema. A origem distinta para previsões coincidentes seria a prova cabal para o fim trágico da humanidade. O rol de tragédias identificadas com a data está descrito em profecias das mais variadas culturas: oráculos romanos e gregos, o calendário maia, textos de Nostradamus, a Bíblia, o I Ching e até um programa de computador que filtra a internet atrás de tendências de comportamento.


Nesse compilado de religião, profecias e ciência surgiu a nova teoria para o apocalipse.

E agora você deve estar se questionando o que há de real nessa confusão de história, astronomia, astrologia e religião? "Muito pouco", diz o professor de física da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Walmir Thomazi Cardoso. Segundo ele, o argumento que serve de base para boa parte das profecias - o alinhamento do Sol com o centro da Via-Láctea em 21 de dezembro de 2012 - é fraco. Esse fenômeno vai, de fato, acontecer, mas será mais um entre tantos outros. Para nós, humanos, ele poderá parecer inédito, porque acontece uma vez a cada 26 mil anos, mas, para o planeta Terra, que tem 4,5 bilhões de anos, já aconteceu pelo menos 173 mil vezes. "Se alguém espera que as tragédias descritas pelas profecias se concretizem por desequilíbrios astrais, está perdendo tempo", explica Cardoso.
Pode até não ser o fim do mundo, mas que pode ser um bom filme de ficção isso não há dúvidas!

Fonte: http://www.terra.com.br/istoe/edicoes/2061/artigo134354-1.htm

Leia Mais…

Tony Hawk: RIDE

Tony Hawk Pro Skater era uma das melhores franquias de jogos da era Playstation 1, era animal! O esporte estava em alta, os atletas eram verdadeiras personalidades do mundo pop, apareciam em filmes, séries e comerciais, ótimas trilhas sonoras, foi uns dos primeiros jogos a permitir a criação de um jogador parecido com você e tinha uma jogabilidade muito bacana.



Com o passar do tempo os jogos ficaram bem sem graça, com missões sem sentido, saídas do skate e manobras mais que impossíveis, o que acabou com a popularidade do jogo... até agora!

A Robomodo está desenvolvendo Tony Hawk: RIDE, com um controle em formato real do shape com tudo o que tem direito, acelerômetro, sensores de movimento, formato curvado para não cair durante as manobras... enfim, se você já achava divertido lutar box segurando os controles do wii, se pirava o cabeção solando na sua guitarrinha sem fio, você agora tem mais um motivo para não sair de casa!

Leia Mais…

quarta-feira, 27 de maio de 2009

A irracionalidade das nossas decisões

Como tomar a decisão certa na hora certa? Existe uma equação que nos ajude a encontrar a decisão certa? Teoricamente, a simples relação 'valor do ganho' x 'possibilidade de ganho' deveria ser suficiente para nos guiar. Mas na prática, é muito fácil cometer erros nos dois lados.

Se estimar a probabilidade de sucesso já é difícil, tente imaginar quanto vale esse sucesso pra você. Você procura sempre fazer comparações racionais e prever o resultado das suas decisões? Tem certeza?

Dan Gilbert é um psicólogo de Harvard que explora, nessa palestra de 20 minutos (que parecem 5 mins), as premissas que guiam nossas decisões no dia-a-dia e mostra que somos realmente seres irracionais. Aconteceu em 2005, mas ainda extremamente atual.



Depois do fim da palestra há ainda perguntas da platéia, em que se aborda o pânico em torno do terrorismo.

Leia Mais…

Estatísticas Globais em Gráficos

Buscar dados para diversos países no mundo muitas vezes pdoe ser um problema, que o GeoHive pode ajudar a resolver. Ele lista informações sobre população, economia, agricultura e desenvolvimento humano, e traz alguns gráficos muito interessantes.

O gráfico abaixo representa a parte consumível do total de água do mundo. Note que cada quadrado azul escuro representa 1% da água do mundo, um total de 1,370,000,000km3, e que a água doce para consumo é apenas o pixel vermelho.


Coloque o GeoHive nos seus favoritos pra quando precisar!

Leia Mais…

terça-feira, 26 de maio de 2009

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Essa semana o trainews volta à contagem regressiva, chega de torneios, de fantasmas do passado, de pedras escondidas ou câmeras secretas e VAMOS PRO PAU!



Ao contrário do que diz o poster, Harry Potter e o Enigma do Principe estréia dia 17 de julho aqui no Brasil, logo.... Faltam 52 dias para a meia noite!!

Leia Mais…

Ghostbusters - The Videogame

Sempre se falou da diferença dos públicos-alvo dos novos consoles de entretenimento digital (vulgo video-games): Wii para um público mais infantil, na qual as possibilidades da jogabilidade são para a família toda, e o X-box e Play 3 para um público mais juvenil/adulto, com temática mais densa e surpreendentes possibilidades gráficas.

Para o novo jogo Ghostbusters: The Videogame, essa diferença agora fica bem evidente, repare nos traços caricaturescos da capa do jogo para o Wii, e o desenho mais humano e real para X-box, até os monstros do console da Nintendo são mais bonitinhos.



O game continuará nos consoles a série cinematográfica, que completa 25 anos em 2009, terá versões também para PS3, PCs, PS2 e DS. O elenco e roteiristas dos filmes trabalharam no título.  Visite o site oficial do jogo aqui.

Leia Mais…

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dia do nerd!



Todo mundo tem o seu dia, até eles!

Hoje, 25 de maio, é Dia do Orgulho Nerd (ou geek, como preferirem). Por que hoje? Oras, todo mundo sabe que hoje é o dia em que o primeiro filme da Guerra nas Estrelas (Star Wars) foi lançado!

E como toda sociedade organizada, os nerds, além de terem um dia, têm direitos e deveres!

Leia mais e saiba quais são eles!

Sugestão de Nathalle, com conteúdo da Wikipedia!

Direitos

  • O direito de ser ainda mais nerd.
  • O direito de não sair de casa.
  • O direto de não ter um par romântico e de ser virgem.
  • O direito de não gostar de futebol ou de qualquer outro esporte.
  • O direito de se associar a outros nerds.
  • O direito de ter poucos (ou nenhum) amigo.
  • O direito de ter tantos amigos nerds quanto quiser.
  • O direito de não ter que estar "no estilo".
  • O direito ao sobrepeso (ou subpeso) e de ter problemas de vista.
  • O direito de expressar sua nerdice.
  • O direito de dominar o mundo.
Deveres
  • Ser nerd, não importa o quê.
  • Tentar ser mais nerd do que qualquer um.
  • Se há uma discussão sobre um assunto nerd, você tem que dar sua opinião.
  • Guardar todo e qualquer objeto nerd que você tenha.
  • Fazer todo o possível para exibir seus objetos nerds como se fosse um "museu da nerdice".
  • Não ser um nerd genérico. Você tem que ser especialista em algo.
  • Assistir a qualquer filme nerd na noite de estréia e comprar qualquer livro nerd antes de todo mundo.
  • Esperar na fila em toda noite de estréia. Se puder ir fantasiado, ou pelo menos com uma camisa relacionada ao tema, melhor ainda.
  • Não perder seu tempo em nada que não seja relacionado à nerdice.
  • Tentar dominar o mundo!

Leia Mais…

Eres tú!


Na semana passada foram abertas as inscrições para a Semana Grupo Santander Brasil é você 2009, somente para funcionários. Tem muitas atividades legais, educativas, culturais e solidárias, como palestra sobre “A ecoeconomia em sua vida”, doação de sangue e visita ao museu do futebol. Muitas das atividades são durante a semana, o que dificulta um pouco a participação.

Mas se for por uma boa causa, tem gestor que até libera! Infelizmente, uma das opções mais legais, “Redescobrindo o centro de São Paulo”, já se esgotou em tempo recorde.... Parece que os funcionários são mais animados do que a organização esperava, o que também é um bom sinal.

Então, se gostou de alguma opção, entre logo na intranet e torça para ainda ter vaga!

Leia Mais…

Campanha milionária para Chanel nº5

A nova campanha para Chanel nº5 foi dirigida Jean-Pierre Jeunet, diretor de "O Fabuloso Destino de Amélie Poulan" e a estrela do filme é a própria: Audrey Tautou. As filmagens foram realizadas no histórico Expresso do Oriente, e atrilha sonora é “I’m A Fool To Want You” de Billie Holiday.

Uma produção milionária para fazer juz ao perfume mais famoso do mundo.

Leia Mais…

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Entertain Me - Uma feira diferente!


Domingo de manhã e nada para fazer? Saia de casa, pegue um metrô, desça na estação Armênia e vá conhecer a feira da praça Kantuta, no Pari! Ela fica na rua Pedro Vicente, a uns 500m da estação!

Realizada já há alguns anos pela comunidade boliviana de São Paulo, a feira oferece muito mais do que lhamas e roupas coloridas. Lá é possível experimentar muitos pratos típicos: saltenhas (um pastel de forno), chicharrón (carne de porco com milho andino e batatas desidratadas), anticucho (espetinho de coração de boi com batatas) e muito mais. Bebidas também não faltam: mogochinchi (uma espécie de suco de pêssego em conserva), chincha de quinua (um fermentado desse cereal andino) e suco de amendoim!

De quebra, você ainda pode levar pra casa - ou experimentar lá mesmo - a tradicional Inca Cola, pães tradicionais e artigos de tapeçaria!

Um programa diferente e que pode ser bem divertido!

Leia Mais…

Lego Games - agora: Rock Band

A Warner Bros. Interactive Entertainment anunciou a produção de Lego Rock Band, que nada mais é do que uma versão da franquia com temática dos bloquinhos de montar.


Sobre a Lego, a empresa já está, há tempos com sucesso, nessa dos video-games, com produtos esvazia prateleira como Lego Star Wars e Lego Batman, que fazem mais sucesso entre o público "tween" - crianças de 10 - 12 anos (hã... hã... pegou?).

 
 

Para o novo jogo, algumas músicas já foram confirmadas, como "Song 2" do Blur, que é bem a cara, e "Kung Fu Fighting" de Carl Douglas.

A criançada vai adorar! Pois é, claro que viciada, ela vai pedir pra você comprar um Lego, dos de verdade, e aí sim a Lego vai adorar! =D

O game está previsto para sair entre novembro e dezembro, para Xbox 360, PlayStation 3, Wii e Nintendo DS.

Leia Mais…

quinta-feira, 21 de maio de 2009

O blog dos aficcionados por 2 rodas

Loucos por motos, segurem as lágrimas de emoção. O blog BikeEXIF vai suprir sua sede por novidades, retrôs, personalizadas, e pricipalmente por fotos bacanas.
Clique em Leia Mais para ver mais fotos!

Leia Mais…

Bromance



Você já chegou a duvidar da heterossexualidade de uns amigos que não desgrudam e vivem brigando igual marido e mulher?
Aos machões de plantão trago um alivio!
Criaram um conceito para explicar o que é ter um grande amigo e sem por isso ser gay.
Esse tipo peculiar de paixão ganhou, nos anos 90, a alcunha de "bromance". A palavra é uma contração de brother, e romance.
Brad Pitt, por exemplo, apesar de Angelina Jolie e dos seis filhos, manteve intocado em seu coração aquele lugar especial ocupado por seu grande amigo George Clooney.
Ficou curioso? Clique aqui e conheça melhor o conceito e alguns exemplos.

Leia Mais…

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Keira Knightley em campanha contra a violência doméstica

A atriz Keira Knightley filmou um comercial para a Women's Aid no qual interpreta uma atriz vítima de um namorado violento. A campanha iria ao ar em abril deste ano no Reino Unido, mas o órgão responsável por supervisionar o conteúdo publicitário baniu a peça, por considerar as cenas 'violentas demais'.

A Women's Aid 'lamentou profundamente', pois isso 'vai impedir a sociedade de ver a realidade do maus-tratos às mulheres'. A campanha visava mostrar exatamente que mulheres de todas as classes estão sujeitas à violência doméstica.


Cut from MeltingLAB on Vimeo.

Leia Mais…

Feminismo: o que você tem com isso?

‘Feminismo’. Para as jovens ocidentais, essa palavra é praticamente um palavrão. Sinônimo de mulher feia e criadora de caso. O movimento que privou as mulheres de sua confortável vida de contas pagas e cavalheirismos e condenou-as a jornada tripla, afinal elas querem trabalhar, mas ainda têm que cuidar da casa e dos filhos. Simone de Beauvoir se revira no túmulo.


Igualdade, livre arbítrio; conceitos antigos já. Não é possível que ainda estão batendo na mesma tecla! Todo mundo aqui sabe que homens e mulheres são diferentes, porém iguais. Igualmente capazes, igualmente livres para seguir o próprio rumo.

Ah! O homem brasileiro apóia a ida da mulher para o mercado de trabalho, mas apenas 6,1% dividem as tarefas domésticas com elas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

É difícil enxergar a realidade quando os fatos não estão óbvios aos nossos olhos. Não ser mulher é muito mais grave do que parece, e muitas vezes, quando o homem acha que a mulher não está seguindo seu papel, pode acabar mal.

- ‘Desobediência’ da mulher, suspeita de infidelidade, cuidado ‘inadequado’ dos filhos e da casa, pedir dinheiro e recusar relações são os principais motivos de violência doméstica.
- Entre 30 e 50% das mulheres no mundo sofrem algum tipo de violência doméstica.
- Existem 150 mil processos de violência contra a mulher tramitando no Brasil
- 2/3 dos casos de violência contra a mulher têm como autor o próprio marido ou companheiro.
- O Disque 180 registrou, no ano passado, 260 mil queixas de violência doméstica.

Mas para além da violência doméstica, a mulher é a ponta fraca no mundo todo e principalmente no mundo subdesenvolvido, tão longe de nós. 47% da força de trabalho mundial é de mulheres, e apenas 1% dos ativos mundiais estão em nome delas. Dois terços dos 1,3 bilhões mais pobres do mundo são mulheres. Dois terços dos 1 bilhão de adultos analfabetos são mulheres. Dois terços das 130 milhões de crianças fora da escola são meninas.

Dos 42 milhões de refugiados do mundo, 80% são mulheres e crianças. Em pleno século XXI, elas ainda são mutiladas e forçadas a se casar, muitas vezes ainda crianças, quando não são vendidas para prostituição ou tratadas como mercadoria de troca. Elas são mortas impunemente pelos familiares por sujarem a honra do pai, ou são espancadas por motivos banais, como atrasar o jantar.

O feminismo de antigamente, que lutava pelo direito de voto e de trabalhar, pode ter ficado para trás. Mas isso não significa que não existam motivos para lutar por um mundo melhor para todos. E você com isso?
Dados:
Women at a glance (ONU)
The Global Fund for Women

Para ler mais:
Broken Bodies, Broken Dreams: violence against women exposed
Portal Violência Contra a Mulher

Leia Mais…

Delivery, será que tem que ser disque?!


Quem mora sozinho adora ter um disque qualquer comida que não seja miojo em mãos e mesmo que já é casado ou mora com a família às vezes precisa de um restaurante esperto. Até em São Paulo com muitas opções, às vezes é difícil saber o que está funcionando e quando.

E nós, pessoas que idolatramos o Visa Vale sempre sonhamos com a proliferação geral por todos os estabelecimentos, bem, há um site que facilita a busca de restaurantes por alguns filtros: horário de funcionamento, área de entrega e até forma de pagamento. E acredite há vários lugares que aceitam Visa Vale e funcionam no horário pós balada.

O legal é que você faz o pedido pelo próprio site e acompanha seu pedido, seu histórico e às vezes tem promoções também. Ah, e pra quem pensou que só há opções em Sampa, tem em outras cidades também...

Aproveite e bom apetite.
por Fernanda Burin

Leia Mais…

terça-feira, 19 de maio de 2009

Xixi sustentável





Você sempre achou que poderia contribuir mais com a sustentabilidade? Você quer ganhar um prêmio legal de sustentabilidade como os trainees ? Vai ver você já ajuda bastante e nem imagina. Se você faz xixi no banho, economiza uma descarga por dia (12 litros), ajudando a gastar menos água e preservando os recursos naturais!

No>site dessa iniciativa da SOS Mata Atlântica, você ainda encontra respostas para as dúvidas que sempre teve sobre fazer xixi no banho, além de dicas de o que mais podemos fazer para preservar o meio ambiente.

E nem adianta fazer cara de nojo, porque 71% dos frequentadores do site são adeptos da iniciativa. E aí? Que tal tentar no próximo banho?

Leia Mais…

Visões - Follow the Sun

Quantas vezes você já pensou em largar o emprego, pegar uma mochila e sair viajando o mundo? Quantas vezes você se viu voltando à rotina, dizendo que isto não rola?





Conheça o casal Fabiana e Eder, que largaram os seus ótimos empregos na indústria petroquímica para realizar um sonho - conhecer o mundo. Sempre indo em busca do verão, eles registram os lugares e pessoas que conhecem no Follow the Sun, que hoje é mais que um diário, é um guia, com dicas e "causos" de um casal que atualmente não tem muita coisa, não tem emprego, não tem casa, não tem carro... tem apenas um ao outro e um milhão de histórias para contar!

Clique aqui para conhecer o site e querer muito fazer o mesmo!

Leia Mais…

segunda-feira, 18 de maio de 2009

A desculpa que você precisava...



... para continuar navegando na Web enquanto trabalha.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Melbourne, pessoas que passam 20% do tempo navegando pela rede são cerca de 9% mais produtivas que os outros.
Isso porque um pequeno intervalo para dar uma navegada pela Web permite que a mente descanse, para depois retomar o foco, aumentando a concentração.
Ou seja, o Trainews aumenta sua produtividade!!!

Leia Mais…

Jaspion em DVD!


Jaspion foi o responsável pelo começo da enorme febre pelos heróis japoneses que dominou a programação infantil brasileira até a metade dos anos 90. E nem tente negar, é claro que você assistia, era animal! Todo mundo queria uma nave/robô, o gigante guerreiro Daileon, ser amigo da Anri, que era a androide, meio que rolava um climinha estre os dois, ela era gatinha até...


Todos aqueles mostros que cresciam e ficavam gigantes e sairam sando porrada em todas aquelas maquetes... Bateu um saudosismo? Então relebre esse clássico das tardes da nossa infância em DVD, com imagem digital e som todo remasterizado, clique aqui para comprar.

Agora é esperar para sair Jyraia, que era o mais legal!

Leia Mais…

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Bolão do Campeonato Brasileiro 2009


Campeonato Brasileiro começando e palmeirenses, são paulinos, gremistas, atleticanos todos com provocações prontas para apimentar a disputa.

E os trainees também dão sua contribuição... Esse ano temos nosso Bolão Online! Vamos esquecer a posição do flamengo e do corinthians no ano passado... vamos ao futuro!!!!! Nada como uma boa competição para animar a galera... É simples e sem complicações, é só dar alguns palpites de resultados e marcar pontos... quanto mais tempo você demorar, menos chance de ficar na frente você tem.

E ai vai apostar no seu time?

Será a força do Colorado, a torcida do mengão, o verdão do Luxa, o Fenômeno do Timão, O super ataque do cruzeiro, a estabiliade do tricolor ou a raça Gremista Tchê?

What is your Bet???

Queremos a emoção de acompanhar o resultado de cada jogo, para saber em qual posição VOCÊ vai terminar a rodada.

Que vença o melhor ou a melhor!!!

Leia Mais…

Erótika Fair


Procurando um programa diferente? Começa hoje e vai rolar nos dias 16, 17, 22, 23 e 24 de maio no Mart Center (na Vila Guilherme) a 14ª Erótika Fair!

O evento vai ser dividido em duas áreas: business, com exposições ao público leigo e a profissionais da área e grátis; e hot, onde vão rolar shows e performances, a 50 reais por cabeça.

Mais info aqui!

Leia Mais…

Simulador de Beijo


Você namora a distância? Morre de saudades todos os dias e as vezes não sabe o que fazer para matar essa carência toda? A tecnologia foi atrás da solução.
No Trainews mostramos que já existe até simulador de carinho e porque não um simulador de beijo pelo celular!?!
Sim ele já existe! É o KissPhone. Antes de desligar, você beija a boca do celular,que é capaz de medir a temperatura e a pressão do movimento e retransmitir tudo para a pessoa no outro aparelho.
E você está realmente disposto a viver apenas no mundo virtual?

Leia Mais…

quinta-feira, 14 de maio de 2009

TrainewsTrip - Especial Férias!

Africa é um destino imperdível para todos aqueles que consideram uma viagem fora do padrão. O clima é bem parecido com o Brasil. Faz sol, as vezes um calor muito forte, mas venta bastante, principalmente a noite. A diferença é que no verão africano não chove, a temporada de chuvas é no inverno. O país é muito bonito, muito mesmo. As praias são sensacionais, coisa de cinema. O pôr do sol de uma delas, chamada Camps Bay, é simplesmente estonteante.



Na foto do pôr-do-sol eu estava em um café chamado PROMENADE que fica de frente para a praia. Detalhe, o sol se põe às 19:30 (no mar!) e os Bares de Camps Bay cobram somente metade do preço pelas bebidas entre às 16:00 e 19:00. O único problema das praias é a temperatura da água, em torno de 7ºC. Nos dias mais quentes ela chega a 12ºC.

A comida é bem temperada, eles usam muita pimenta preta e também muito molho curry e barbecue. Come-se muito bem. Sempre tem arroz, salada com pepino, água com limão e uma carne. Um dos restaurantes mais famosos é o Mama África, em uma rua chamada Long Street. Peça um prato de Ostrich (Avestruz), carne macia e muito saborosa. Se você for vegetariano... so sorry!

O país esta em construção para a Copa do Mundo, tem muitos guindastes na cidade. A principal é a do Estádio de Cape Town. Você pode vê-lo todas as vezes que for do centro para as praias de Camps Bay e Clifton.


Um dos melhores lugares para ficar é a Residência Estudantil Winstonia. O preço, com meia pensão, sai mais barato que um Backpacker comum, com alguns luxos ainda. Essa residência fica em Sea Point, meio caminho entre o centro e as praias e também um dos lugares mais seguros da cidade.

O sistema de telefonia é muito avançado, com 25 dólares (250 Rands) você compra um aparelho pré-pago (simplezinho né). O custo do minuto no pré-pago é de aproximadamente 0,68 Rands entre celulares (isso é menos de 0,07 dólares por minuto!).

Agora, não dá pra ficar somente em Cape Town e achar que você conheceu o melhor da África do Sul. Durante quatro dias fiz uma viagem com um grupo de amigos pela costa Sul da África, conhecida como Garden Route, que passa por diversos lugares maravilhosos. A primeira parada foi no Cabo das Agulhas (divisão entre o Atlântico e o Indico). A cidade tem um Backpacker fenomenal, com piscina e tudo. Na verdade não há mais nada para se fazer na cidade além de ver a divisão entre os oceanos, mas só isso já vale a parada.



O destino final é uma praia chamada Jeffrey’s Bay, chamada de “Meca dos Surfistas”.
Bem, no meio do caminho existe um Bungee Jump de 216 m o salto, na Bloukrans River Bridge, uma ponte a 40km ao leste de Plettenberg Bay. É muito alto, mas creiam irmãos:

EU PULEI!!!!!!



Uma vez eu prometi pra mim mesmo que nunca faria uma loucura dessas, mas quando você chega no local do salto, a atmosfera de emoção toma de conta de você. De um bar você vê as pessoas ao longe na ponte pulando. Também vê no televisor a imagem do que está acontecendo naquele momento. Acreditem, é imperdível.
Eu não sou nada leve, então o salto ficou ainda mais legal porque a corda volta mais e a emoção dura mais tempo.

Chegamos em Jeffrey's Bay e dormimos em um Backpacker chamado Island Vibe. É o mais famoso da cidade e, como é uma cidade pequena, é o point noturno também. A vibe de surf toma conta de todos ao som do melhor do Surf Music. Você pode jogar sinuca e pebolim de graça ou simplesmente sentar e conversar com pessoas de dezenas de nacionalidades diferentes. Conheci gente da Suécia, Alemanha, Canadá, Brasil (pra variar...), África do Sul e outros. Pela manhã fomos a uma loja de fábrica da Billabong (bonés por 25 reais, bolsas por 30 reais, camisetas por 20 reais...), um dos pontos de parada obrigatórios da cidade, a tarde fomos a praia, onde descobri que o oceano Índico é quase tão frio quanto o Atlântico e a noite partirmos para Plettenburg Bay.

Quando chegamos no próximo Backpacker, um pequeno problema... Viktor, um amigo russo, tranca o carro com a chave dentro, e o carro era um Volvo S60, nada fácil de abrir. Nenhum chaveiro quis tentar abrir o carro e a locadora recomendou quebrar o vidro (o que sairia uma nota preta na devolução do carro). Pois bem, achamos um mendigo-trombadinha, louco para ganhar algum dinheiro e por 10 dólares (100 Rands) o abençoado abriu o carro sem quebrar nada!!!

No dia seguinte fomos a um mini-safari próximo à cidade. São tantos detalhes que valeria um post a parte. Resumindo vimos Leões, Rinocerontes, Búfalos, o nariz de um hipopótamo, crocodilos filhotes, zebras, girafas, veados, Springboks (animal símbolo da África do Sul) e muitos pássaros.

O último Backpacker foi muito interessante. Um trem estacionado em uma praia na cidade de Mossel Bay. Antes disso passamos por outra cidade bastante interessante chamada Knysna e almoçamos em um restaurante maravilhoso. Para se ter idéia as mesas ficam ao ar livre em um Jardim, totalmente longe de qualquer barulho urbano.

Ao todo rodamos 1700 km, entre ir e vir, tudo isso em 4 dias intensamente maravilhosos.

Voltando para Cape Town, você tem passeios imperdíveis na cidade também. A Robben Island, ex-prisão do Nelson Mandela é um passeio emocionante. O guia é um ex-prisioneiro que lutou contra o Apartheid, quando ele começa a falar você vê alguém que entregou sua vida por uma causa.

Table Mountain e Lion’s Head são duas montanhas que todo visitante precisa conhecer. A vista é sensacional, o ar é puríssimo (aliás, na cidade toda) e você se sente a um passo do céu (literalmente, se você cair de lá).

Viajar é mais do que conhecer lugares, é se entregar a novas emoções e novas experiências. South Africa is waiting for you guys!



por Daniel C.

Leia Mais…

Brasil é uma superpotência regional ?


Mesmo diante dos continuos ataques da imprensa brasileira, Lula tem obtido destaque internacional. Após várias entrevistas na Europa, chegou a vez da terra do Tio Sam. Foi publicado uma matéria na Newsweek com a chamada:

"The Crafty Superpower
By turns charming and cagey, cool to America and close to Obama, Lula is building a unique regional giant."

A matéria exclusiva com o presidente Lula foi realizada após o encontro com o presidente Barack Obama, na Casa Branca. O jornalista que o entrevistou foi o Fareed Zackaria, que também trabalha para a CNN e, portanto, a entrevista também foi exibida pela emissora.
No ano passado a Newsweek publicou uma matéria em que listava alguns países que o mundo deveria ficar de olho em 2009. O Brasil era um deles!
A prestigiada revista semanal dos E.U.A, volta com uma reportagem sobre o Brasil e o chama de superpotência regional.

Leia mais e veja alguns trechos da reportagem.

Colaboração: Igor, que nos antenou para o tema.

"O Brasil vem se transformando na última década em uma potência regional única, ao se tornar uma sólida democracia de livre mercado, uma rara ilha de estabilidade em uma região conturbada e governada pelo Estado de direito ao invés dos caprichos dos autocratas."

"Contando com a cobertura da proteção de segurança americana, e um hemisfério sem nenhum inimigo crível, o Brasil tem ficado livre para utilizar sua vasta vantagem econômica de seu tamanho dentro da América do Sul para auxiliar, influenciar ou cooptar vizinhos, ao mesmo tempo conseguindo conter seu rival regional problemático, a Venezuela", afirma o artigo.Segundo a revista, o nosso presidente Luiz Inácio Lula da Silva "preside uma superpotência astuta como nenhum outro gigante emergente".

A Newsweek evidencia que enquanto outros países emergentes e mesmo os Estados Unidos contam com seu poderio militar como forma de afirmação, o Brasil "expressou suas ambições internacionais sem agitar um sabre".A revista observa que quando há algum conflito na região, o Brasil envia "diplomatas e advogados para as zonas quentes ao invés de flotilhas ou tanques". O artigo também comenta que o Brasil tem se tornado uma voz mais assertiva para os países emergentes nos temas internacionais, contestando por exemplo os subsídios agrícolas dos países ricos."Nenhum governo foi tão determinado como o de Lula em estender o alcance internacional do Brasil. Apesar de ter começado sua carreira política na esquerda, Lula surpreendeu os investidores nacionais e estrangeiros ao preservar as políticas neo-liberiais, para a frustração dos militantes de seu Partido dos Trabalhadores. Para a esquerda, ele ofereceu uma política externa vitaminada", diz a Newsweek .

Fontes:
http://www.newsweek.com/id/194604
http://ueriquecarlini.blogspot.com/2009/04/newsweek-diz-que-o-brasil-e-uma.html

Leia Mais…

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Dia da libertação dos escravos


Hoje é o dia da libertação dos escravos, que rolou lá atrás há mais 100 anos, porém ainda hoje sabemos que existem crianças, homens e mulheres nas mesmas condições de trabalho forçado que a barbárie de nossos antepassados não enxergava.

Querendo mudar isso, a agência Sagarana lançou uma campanha de conscientização sobre o tema do trabalho escravo no Brasil e no mundo. No site (aqui) você pode participar do abaixo assinado para colocar em pauta o projeto de emenda que pune o empregador escravagista.

E para comunicar a campanha, o pessoal criou uma única peça, um mídia-card (tipo aqueles cartões postais) que solta carvão quando segurado nas mãos, a idéia não podia ser mais genial: “não lave as mãos para este assunto”. Além da questão de sujar os dedos, a idéia cabe muito bem, uma vez que a escravidão em carvoarias é um dos negócios mais lucrativos do mundo.



Se alguém um dia lhe perguntar o que a comunicação faz além de gira a roda do capitalismo você já sabe o que responder!

Leia Mais…

13 de Maio

Treze de Maio de 2009.

Quanto você vale? 1 Real? 10 Reais? Mil reais? Um milhão de reais?
 Nada. Você não vale nada se o seu patrão te coloca para trabalhar por 16 horas seguidas, comendo arroz puro, dormindo em uma rede e tomando banho de caneca numa poça d'água.

Nada. Você não vale nada se você recebe vales pelo seu trabalho, passa o dia limpando vísceras e pisando em sangue descalço.


Nada. Você não vale nada se compra tudo no mercado do patrão, tem uma dívida infinita e é humilhado pelo seu capataz.

Uma vida. De repente, sua vida vale... nada, tão e somente, se você morar confinado, como um porco no pior dos chiqueiros e trabalhar como o pior dos... escravos.

Saiba mais, muito mais aqui. Veja aqui quem faz isso. Conheça quem luta contra isso.

Lute contra o trabalho escravo em dois mil e nove, para que ele não chegue a dois mil e dez. E para que a lei de 1888 realmente valha alguma coisa. Inclusive para as crianças.

E você, o que acha de tudo isso?

Leia Mais…

Parabéns aos Trainees Sustentáveis!

Quem é trainee tem certeza que vai mudar o mundo, e esses parece até que vão!
Parabéns à Angélica e à Bruna, que ganharam ontem prêmio pela sua participação em projetos voltados para sustentabilidade!!

E como uma vez trainee, sempre trainee, o Lucas (esq) e o Rajesh (dir), trainees 2007, também participaram da mesma equipe do projeto da Bruna! Parabéns!
Além do troféu individual, as equipes ganharam troféus rotativos de equipe, e cada um ganhou um voucher para viajar! (inveja!)

Leia Mais…